Você, mãe, já foi julgada por deixar seu filho na creche?

1000072955

Papo reto agora! Você, mãe, já foi julgada por deixar seu filho na creche?
E mais: já julgou alguma mãe que fez isso?

A creche é um direito de toda criança, mas percebo que o assunto ainda incomoda muita gente. Muitas mães, inclusive mães solo, precisam dela para que possam trabalhar fora. Mas e as que não trabalham fora e ficam em casa?

Já ouvi até de um genitor que “mãe que deixa filho em creche não gosta da criança”. Curioso… vindo de alguém que nem se preocupa em saber notícias da filha.

Para quem não sabe, assim como um dia eu também não sabia, bebês tendem a ter dificuldade de adaptação fora do lar. Quantas mães precisaram abrir mão da carreira porque recebiam ligações diárias da creche dizendo que o bebê não aceitava a alimentação? E quantas empresas já viraram as costas, negaram apoio e até ameaçaram com justa causa quando a mãe precisou se atrasar para deixar o filho na creche?

E as mães que saíram do emprego, mas mantiveram o filho por meio período na creche para tentar um trabalho em home office? Faz sentido retirar a criança, para depois passar por toda a readaptação?

Mesmo as crianças também não se adaptam com facilidade. “Ah, mas teve filho porque quis.” E daí? A maternidade é de quem? Por que só as mães são criticadas? E os pais, onde ficam? A vida deles segue normalmente.

A creche é um direito do seu filho. Principalmente para mães solo, mães sem rede de apoio, mães que precisam garantir que o filho esteja bem alimentado e a creche oferece isso.

Além disso, a creche não é só um “depósito de crianças”, como alguns gostam de dizer. É um espaço de aprendizado, socialização, estímulo e desenvolvimento. Criança precisa conviver com outras crianças, precisa explorar o mundo para além das paredes de casa.

Portanto, não critique a maternidade alheia. Se a sua foi mais fácil e você não precisou de creche, ótimo. Mas não julgue a realidade que você não vive e não conhece.

_

Autora: Marina

Autor

Deixe um comentário

Rolar para cima
0

Subtotal