Com sua fala “falhada”, o jovem Fernando Murilo Bonato, com autismo nível 3 de suporte, desafia a lógica da expressão normativa através de uma forma transcendente de comunicação. Ele quebra paradigmas ao pautar em primeira pessoa temas como neurodiversidade e ampliar o diálogo entre típicos e atípicos.
Após viver 13 anos sem se expressar verbalmente, devido à apraxia severa, a pandemia possibilitou uma solução. Como pensa em forma de ‘textos’, e o desafio era transportá-los para o computador ou papel, passou a ditá-los, de forma silabada, à sua mãe, Karina, sua “pessoa amada”. Ela é quem mais compreende o que ele sussurra com dificuldade.
Neste quinto livro, o autor demonstra como seu cérebro autista é funcional, mesmo “falhado”, como brinca. “Eu penso e existo, e existir para mim é ditar pensamentos. Eu provo que pensar é algo inerente a todo ser humano. E ser o que não fala não é ser o que nada tem a dizer. Isso eu tenho muito, só que não da maneira convencional. Não sou preso, sou uma mente aberta”. Para ele, “ainda não saímos das cavernas do conhecimento linear”, alerta aqueles que chamam autismo o seu modo operante.
Neste livro, o jovem autor, que começou a escrever aos 13 e hoje tem 18 anos, surpreende pela profundidade e maturidade da mensagem filosófica que apresenta e pela forma diferenciada como constrói as suas frases.
A relação do autor com uma espiritualidade ampliada dispensa siglas religiosas
“Somos o resultado de milhões de almas com diferentes intensidades”, traz no livro, ao explicar que entende a vida como uma espiral em permanente transformação. A evolução nos conduz em espiral. “Jesus, meu irmão mais velho, é meu mentor, meu mentor de espiral pessoal. Minha espiral é uma órbita em meu Deus. Parti do ponto chamado Deus, Deus meu centro, Deus meu poder em equilíbrio perfeito”, escreve.
No processo evolutivo, expandir-se é ir além do mundo terreno, além das religiões e denominações que rotulam: “Isso me faz um pensador espiritualizado. Por ser livre, por sentir, por pertencer à minha mente, que só é mente por ter energia. Pensar é energia, é pertencer a Deus”.
Se Deus é a chave da sua mente, você é responsável pela sua caminhada, tem livre-arbítrio e mãos abençoadas, como enfatiza o autor. Portanto, se a força realmente está em suas mãos, leia e reflita com os pensamentos inquietantes e profundos que Murilo Fernando Bonato traz neste lançamento para a sua reflexão e entendimento de uma vida autista.
A parceria entre Murilo e Karina já resultou em 4 livros, e outros em andamento, além de inúmeros textos para o Instagram, rede social onde tem mais de 30 mil seguidores: @murilo_ciclistea.
Outros livros do autor: Você poder ser o que quiser – Vença o impossível (2020); Tudo pode se transformar quando se tem coragem – Força, determinação e vontade até o final de sua jornada (2021); Verdades que podem transformar sua verdade (livro de bolso- 2021); A vida pede vontade de transformar o tempo em pertencimento (2023).
Sobre o livro – A força está em suas mãos: Deus é a chave da sua mente. Autor: Fernando Murilo Bonato. Gênero: Filosofia; autobiografia; TEA (Transtorno do Espectro Autista). Subassunto: Deus; Fé; Homens; Metafísica. 1ª edição. Formato: 14x21 cm, brochura; 130 pág., ISBN 978-65-87788-16-6. São Paulo: editora O Artífice.R$ 55,00.





