Com esses tempos de quarentena tivemos que adaptar muitas coisas na nossa rotina. Dentre elas as aulas escolares, que passaram a acontecer de forma remota em plataformas e aplicativos digitais.
As crianças em idade escolar estão estudando através de lives e vídeo aulas, e dependem do auxílio das famílias para a realização destas atividades, mas nem sempre essa nova rotina tem acontecido de forma tranquila para muitas famílias. Pais e mães, além de dar conta do seu trabalho e das atividades domésticas, precisam enfrentar a dificuldade em exercer esta nova tarefa com os filhos.
Então, você está com dificuldades em fazer com que seus filhos estudem? Não sabe como auxiliá-los em suas aulas virtuais? Está precisando de ajuda para conseguir realizar esta nova rotina?
Anote essas dicas:
- As crianças precisam entender que este não é um período de férias. Que ninguém escolheu passar por isso, mas que no momento, todos precisam mudar suas rotinas. Então, respeitando a faixa etária do seu filho, converse, explique a situação, diga que ele também precisa cooperar para que tudo dê certo;
- Depois da conversa inicial, organize junto com seu filho uma rotina de estudos, reservando um tempo para este, intercalando-o com pequenas pausas. 1 hora de estudos por dia, com pequenas pausas já é o suficiente para que a criança mantenha o ritmo e não perca o contato com a vida escolar;
- Foco e atenção! Afaste objetos que podem causar distração durante o momento de estudo, ou procure um lugar com poucos estímulos audiovisuais que possam distrair as crianças;
- Em alguns casos, é necessário ajudar a criança a organizar previamente o material que irá precisar para a aula ou atividade em questão. Nada de ficar levantando para buscar algo que esqueceu, isso faz com que a criança perca a atenção.
- Monte um cronograma de aulas e entregas de atividade e trabalhos junto com seu filho. Aproveite este momento para ensiná-lo a trabalhar com o calendário e a agenda;
- Caso seja necessário, permita que seu filho vista o uniforme da escola. Pode ser que essa prática ajude a criança a entender que naquele momento ela está em horário de aula.
- As famílias precisam ser parceiras e facilitadoras, para que a aula remota aconteça. Oferecendo reforço positivo, não devendo intervir de forma negativa. Precisam ser corresponsáveis no processo de aprendizagem das crianças.
- Supervisionar as aulas enviadas pelos professores sem causar desconforto aos docentes e seus alunos. Caso observe algo de errado, entre em contato com professor ou com a escola no privado para esclarecimento das dúvidas.
- Durante as pausas no estudo, reserve momentos de qualidade em família. Faça algo prazeroso, lúdico e agradável com seu filho. Algo que a criança goste. Brinquem juntos! Será bom para a criança saber que entre uma atividade escolar e outra terá momentos de descontração com seus pais.
- Incentive seu filho a valorizar os esforços dos seus professores, pois todos estão se ajustando e procurando fazer o melhor neste momento. Estimule a empatia!
Este momento não está sendo fácil para ninguém, mas é preciso lembrar que muitas crianças em idade escolar ainda não desenvolveram autonomia suficiente para este tipo de ensino, portanto, cabe às famílias trabalhar em parceria com professores e escolas.
Como costumo dizer essa não é a forma ideal, mas é a única possível e viável no momento. Tem sido sim, dias difíceis e bastante cansativos para todos nós, mas de muito aprendizado também. Estamos desenvolvendo aptidões que nem sonhávamos em ter e passando por tudo isto em prol de um bem maior: a preservação da saúde de todos.
E se para isso temos que nos reinventar, então sigamos!
Vai passar e em breve tudo estará no seu lugar.
Se cuidem, cuidem dos seus e fiquem bem!