A obra “Mães: para ver, sentir e ouvir”, escrita por Dayane Guedes, conta a história de Mariana, uma mãe de primeira viagem.
Dividido em sete capítulos, em primeira pessoa e com leitura fácil e dinâmica, a escritora traz, de forma resumida, e em questionamentos, a experiência da protagonista com a maternidade de sua filha Priscila, sendo uma mãe que não teve exemplos a seguir com sua mãe biológica e adotiva.
A trama segue uma linha do tempo que vai desde antes da gravidez da personagem, passando pela descoberta, o parto, o puerpério, até a adolescência da filha e tudo que permeia a maternidade nesses momentos.
Posso dizer que me identifiquei muito com a história, principalmente com os questionamentos. Bom, acredito que muitas mulheres ao lerem este livro super curtinho, mas que te prende em cada palavra, podem ter o mesmo sentimento.
Mariana narra suas dificuldades não apenas como mãe, mas também como esposa e relata a solidão que viveu com o nascimento de Priscila.
Em muitos momentos a protagonista se questiona se estava fazendo certo, se existe um manual e, como a maioria das mães, viu sua identidade perdida.
“O que é ser mãe? Aquilo pairava na minha cabeça. A quem devo perguntar? pág. 24.
“Quem sou eu?” pág. 28.
Atire a primeira pedra quem nunca fez as mesmas perguntas.
Em outras fases do livro, Mariana também narra como é ser mãe de uma adolescente, contando os desafios que enfrenta, ainda com muitos questionamentos e com a certeza de que o amor é a melhor escolha e caminho a ser seguido.
Falar mais que isso é dar spoiler. Então, corre pro Insta da autora pra saber como adquirir a obra e depois conta aqui o que achou!
Especificações:
- Editora Autografia.
- Número de páginas: 60.
- Autora: Dayane Guedes – @dayaneguedesmastercoach.