COLUNA | Indicação de leitura: A bruxa do batom borrado

COLUNA | Indicação de leitura: A bruxa do batom borrado

Compartilhe esse artigo

Histórias tradicionais geralmente têm uma bruxa má e assustadora. Mas a visão maniqueísta não tem mais tanto espaço nas histórias contemporâneas. Com bons livros e boas conversas podemos repensar algumas construções. O livro “A bruxa do batom borrado”, do autor Anderson Novello com ilustrações de Alessandra Tozi, apresenta uma bruxa que não é má e que, no entanto, sofre por provocações de crianças. Até que estas, um dia, a observam após tais provocações. Um exercício de empatia começa a acontecer e muda o comportamento dessas crianças.

Os nomes das ruas pelas quais as crianças caminham são metáforas que ganham sentido unindo imagens e expressões num conjunto lindo que corresponde à história da bela bruxa que só quer passar seu batom em paz e fazer sua rotina.

O livro apresenta uma narrativa gostosa de ler, cuja sonoridade e repetição de algumas palavras colaboram na compreensão dos acontecimentos e sua sequência, possibilitando um ritmo de leitura que é prazeroso para quem lê, ouve ou conta.

A literatura possibilita uma troca de ideias que nos faz pensar sobre conceitos e julgamentos, ações e possíveis mudanças a respeito do que construímos com o passar dos anos. Este livro quebra estereótipos e permite uma boa conversa sobre nossas atitudes e suas consequências. Uma história singular e sensível que encanta!

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário