Dia dos Avós: A importância do vínculo e afetividade com os netos

Dia dos Avós: A importância do vínculo e afetividade com os netos

Compartilhe esse artigo

É, pessoal, tem um bom tempo que não apareço por aqui. Muitas coisas aconteceram durante esses quase dois anos de pandemia e infelizmente, deixei de produzir como gostaria. Senti muita falta de estar trocando figurinhas com vocês, mas nunca deixei de acompanhar tudo que rolava por aqui.

Bom, retorno neste espaço falando um pouco da relação entre avós e netos atualmente, e de como essa relação pode ser riquíssima para ambas as partes, em homenagem ao dia dos avós que comemoramos no dia 26 de julho.

Por aí, como tem sido essa relação? Por aqui, desde a gestação da minha filha os avós têm sido a minha baita rede de apoio, ajudando, auxiliando e participando de tudo de forma muito sadia. Confesso para vocês, os avós sempre foram uma mão na roda e não sei o que seria de mim e do meu esposo sem esse apoio no nosso dia a dia.

Eles, os avós, cuidam da minha filha para que eu e meu esposo possamos trabalhar, desde que ela tinha 1 ano de idade.  Eles fazem questão de participar de tudo, de todas as fases da nossa garota. E o mais maravilhoso disso tudo é ver a relação que construíram, repleta de afinidade, respeito e com uma cumplicidade de dar inveja. Um amor que, como os avós dizem, é diferente e muito maior que pelos próprios filhos.

Durante os primeiros três meses de pandemia, período em que os avós, se mantiveram completamente em isolamento e eu em home office, pude ter a certeza desse amor todo que sentem uns pelos outros presenciando as ligações, as chamadas de vídeo, as cartas e os bilhetinhos que ela preparava para enviar com os lanches e as compras que fazíamos para deixar na casa dos avós. Aos poucos e com todo cuidado e cautela, os avós saíram do isolamento total e voltaram ao convívio diário com a neta novamente.

Esse contato constante tem um efeito para lá de positivo para ambos, netos e avós. As crianças podem tornar-se menos ansiosas e depressivas, mais bondosas e generosas, podendo também melhorar questões emocionais, a autoestima e o desempenho escolar (por aqui o vovô é quem auxilia nas atividades de matemática).

Já os avós, ficam mais ativos com menos riscos de desenvolver distúrbios cognitivos e passam a sentir-se importantes na vida dos netos. Para nós, os pais, essa relação também é muito boa pois sabemos com quem podemos contar, caso seja preciso.

Essa forma de amor, diferente do amor de pai e mãe, proporciona à criança momentos de referência familiar, fonte histórica, relatos, novas aprendizagens… coisas muito importantes para o desenvolvimento infantil.

Por aqui rola muita coisa legal: passeios, almoços, conversas, assistir desenhos e filmes, brincadeira, participação nas aulas virtuais, ajuda no dever de casa, aprendizagem de coisas novas, ajuda na cozinha e por aí vai…

E vocês? Que momentos têm sido compartilhados entre avós e netos? Querem saber como estreitar ainda mais esses laços?

Então, para comemorar e homenagear o dia daqueles que muitas das vezes são referência na formação dos nossos filhos, listei algumas sugestões de atividades a ser realizadas não apenas no dia dos avós, mas durante todo o ano, e sempre que quiserem retribuir todo amor e carinho dedicados aos nossos pequenos pelos nossos velhinhos.

Anotem essas dicas:

  1. Faça um cartão especial: use a imaginação, a criatividade e com lembranças de momentos que passaram juntos e de coisas que seus avós gostem muito, confeccionem um belo cartão. Eles irão adorar!
  2. Veja fotos de família: se possível chame todo mundo para ver junto aqueles álbuns e fotos antigas, mas caso não seja possível, envie pelas redes sociais.
  3. Revele novas fotos: coloque uma foto de um momento bem especial em um porta-retrato e presenteie seus avós. Eles adoram guardar lembranças dos netos!
  4. Ouça suas histórias: os avós adoram contar histórias de quando eram crianças e do lugar onde viveram. Eles gostam muito da escuta!
  5. Aprenda algo novo com a vovó ou com o vovô: peça ao seu avô ou avó para lhe ensinar algo que eles saibam fazer e façam muito bem. Eles ficam orgulhosos!
  6. Almoce em família: que delícia compartilhar de momentos em volta da mesa saboreando uma bela refeição. Certeza de muitas histórias e muitas risadas. Aproveite para cozinhar para eles, com eles ou para pedir que preparem aquele prato que só eles sabem fazer.
  7. Faça pequenos passeios: conhecer novos lugares ou visitar os lugares de sempre na companhia de quem amamos pode resultar em muitas conversas e muitos aprendizados.
  8. Festa do pijama: boa pedida para um sextou com seus avós. Aproveite para bater papo até altas horas ou assistir a um filme bem bacana juntos.
  9. Brinquem juntos: brincar é muito bom em todas as idades. Então, convide seus avós para brincarem de algo que goste muito e aproveite para aprender as brincadeiras do tempo deles.
  10. Ensine algo para eles: em tempos de pandemia, muitos avós precisaram aprender a lidar com os eletrônicos e com a internet e tiveram a ajuda de seus netos. Fale sobre o que gosta de fazer, o que estuda e mostre algo novo para seu avô ou sua avó (por aqui a neta ensinou o vô a usar o instagram e a vó a fazer chamada de vídeo).

Então, dedique tempo, carinho e atenção para aqueles que com toda paciência (às vezes eles dão uns berros, mas nada além do necessário) sempre dão muitos mimos, cuidado e amor aos seus pequenos e grandes netinhos.

Parabéns a todos vovôs e vovós do mundo inteiro, principalmente para os avós da minha Sophia Aparecida.

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário