Todos os homens são girassóis: um livro memorialístico afetivo

1

O intuito do romance não é apenas apresentar uma linguagem que transita entre poesia e prosa, uma prosa poética tocada por fatos familiares, memorialística, mas que provoca a sensação de que a história poderia ser a de qualquer um; quem lê se convence de que sempre sentiu aquilo, viveu algo semelhante em sua trajetória. Nessa simbiose de ficção e não-ficção, a autora apresenta histórias de ciganos que murmuram o nome de uma pessoa na boca de um peixe e o soltam em um rio para que a morte se confunda e não a leve.

Em outros momentos, puxa histórias da vida mais do que real: “As canequinhas de ágata também à espera do ritual do café. Esse era mais fraco, menos encorpado. Porém, o mesmo ponto de ebulição. Então, eu me aproximava do fogão a lenha para sentir o cheiro da brasa atiçada, queimando até o limite, para que o nariz sentisse o que era o calor insuportável, traçando marcas de fogo em minha memória para que nunca mais se apagassem. A madeira enegrecida. Mas eu sabia que de algum modo que o olor da lenha ardendo era o da Humanidade desde os primeiros encontros à volta das fogueiras no tempo das cavernas. Então, vinha a sede de café e da água descansada em potes de barro: a mistura entre saciedade e frescor de minha história junto à terra.”

Sobre o livro:

  • Todos os homens são girassóis. Solange Sólon Borges.
  • Gênero: romance.
  • Formato 14×21 cm, 200 p. 2ª ed., 2022, R$ 40,00.
  • ISBN 978-85-86882-78-4. Para adquiri-lo: no site da editora https://editoraoartifice.com.br/
Image

Sobre a autora – Solange Sólon Borges é paulistana, jornalista, especialista em comunicação, mestra em Estudos Culturais (Filosofia/USP Leste). Seu primeiro livro de poesias publicado foi Jardins Irregulares, mas também transita pelo gênero conto (Janelas abertas para uma canção desesperada), romance (Todos os homens são girassóis), e ainda conta com títulos infantis (A história do cachorro Cheirudo, Meninas também crescem, A história do bichinho gordão).

Autor

Deixe um comentário

Rolar para cima
0

Subtotal