Outubro Rosa: Cuide-se em primeiro lugar

Compartilhe esse artigo

Esses dias me peguei pensando em quantas preocupações eu sequer cogitava antes de ser mãe. A morte é uma delas. Assunto pesado, eu sei, mas em outubro, é tão necessário quanto a saúde mental de setembro. 

Com um caso da família, uma tia paterna, que descobriu um câncer meteórico, comecei a pensar mais nisso. Sei que, por ser tia paterna, o risco de eu ter algo semelhante é distante, mas não me fez pensar menos nisso.

Comecei a pensar nos riscos das minhas escolhas depois que nasceu meu primeiro filho, agora com o segundo, os riscos são maiores, ainda que na minha cabeça. 

Atenção redobrada no trânsito, cuidado com detalhes domésticos para não gerar acidentes, e assim vai. Mas um cuidado que todas devemos ter é com a nossa saúde também, não apenas o meio externo, mas o interno. 

Desde 2018 está assegurado na lei três dias de afastamento ao trabalho, com direito ao recebimento de salário, para exames preventivos de câncer. A prevenção é tão, ou até mais, importante quanto o tratamento, e é assegurado esse direito.

A maternidade nos abre os olhos para questões que antes poderiam esperar. Mas isso não pode esperar, a mãe cuidadosa, além de cuidar do filho, cuida de si, pois ela é o bem mais precioso que o filho amado precisa. 

Não podemos prever tudo, nem evitar tudo, mas podemos fazer nossa parte para cuidar e evitar ao máximo qualquer tipo doença, ainda mais se tratando de câncer, todo cuidado e prevenção é necessário, ainda que possa ser pouco. 

Então, seja uma mãe cuidadosa, cuide de si em primeiro lugar, assim estará cuidando de seus filhos da mesma forma.

Por Alexandra Johann Maieron – @advalexandratrabalhista

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário