Tempo de leitura: 7 minuto(s)

Quem trabalha fora, assim como eu, e precisa delegar o cuidado dos filhos a outra pessoa, tem a tendência de se culpar pela falta de tempo com nossos pimpolhos. Sentimo-nos na obrigação de suprir esse tempo à noite, no final de um dia de trabalho.

 Vocês assim como eu, já devem ter percebido que ficar com os filhos à noite, nos finais de semana, e nas férias demanda um pouquinho de criatividade para que tenhamos um tempo de qualidade com nossos pequenos, e para que a gente não caia no básico arroz com feijão :lição de casa + televisão (moderado, é claro!), que o cansaço nos força.

 Não que tenha algo de errado em fazer isso, mas já conversei com outros pais e todos se sentem um pouco frustrados em fazer apenas isso. Todos gostaríamos de fazer atividades mais criativas, mas muitas vezes não sabemos muito bem o quê, e como fazer. 

Aqui em casa, depende muito do dia, mas sempre buscamos fazer algo juntos no final do dia. 

Vou contar aqui para vocês, algumas atividades que costumo realizar junto com minha filha – uma para cada dia do mês – uma sugestão, para você fazer com os seus filhos também.

Não que sejamos obrigados a realizar algum tipo de atividade lúdica com as crianças todos os dias. Tem dias que nós e em outros, até mesmo as crianças estarão cansadas ou envolvidas com outras questões. Mas sim, fazer algo que nos proporcione tempo de carinho e de acolhimento juntos.

O legal é saber que precisamos de muito pouco para fazermos nossos filhos felizes.

Então, divirta-se!

  1. Remexa o esqueleto: Escolha uma trilha sonora divertida e faça um concurso de dança ou simplesmente cantem e dancem juntos. Dançar é muito bom, para aliviar o estresse.
  2. Acampadentro: Faça uma barraquinha com lençol na mesa da cozinha ou no sofá da sala, ou onde acharem conveniente e brinquem de acampamento. Use a criatividade, e crie uma fogueira usando papel celofane e luminária!
  3. Cine pipoca: Escolha um filme novo (ou que vocês já tenham visto dezenas de vezes) e prepare pipoca para uma sessão de cinema em casa!
  4. Joguem um jogo de tabuleiro: dama, xadrez, dominó ou até mesmo pega vareta.
  5. Caça ao tesouro: Desenhe um mapa simples e coloque recadinhos pela casa com pistas. Ao final, o tesouro pode ser desde uma lembrancinha até algo que seu filho queira muito. Até mesmo um beijo!
  6. Pequenos chefs: Cozinhem juntos uma receita fácil, como mini-pizzas. Ou simplesmente peça a ajuda deles no preparo do jantar. Delícia!!!
  7. Seja um artista: Pintar uma obra de arte para a casa. Compre uma tela ou use uma folha grande em tamanho A3 e pintem juntos. Emoldure depois, vai ficar uma graça a na parede da sala!
  8. Brinque de sorveteria: Compre o sorvete preferido dos seus filhos e monte um sundae delicioso! Ou prepare seu próprio sorvete, com muita calda e confeitos.
  9. Faça trabalhos manuais: Escolha algum tipo de artesanato com sucata relacionado à época do ano em que estiverem, ou faça algo que possam usar.
  10. Assistam TV: Neste caso está valendo! Kkkk. Se vocês gostarem de vôlei, futebol ou outro esporte, fique de olho na programação para fazer uma festinha no dia da competição. Vocês podem fazer bandeirinhas, o placar e se preparar para o dia fazendo contagem regressiva e vestindo a camisa do seu time. Ou assistam a uma série ou programa preferido.
  11. Volte ao tempo: Façam palavras-cruzadas, forca, adedanha, ensine a seu filho alguma brincadeira do seu tempo, ou simplesmente, leia um livro. 
  12. Hora de modelar: Brinquem de massinha, argila, slime. E se puderem confeccione sua própria massinha.
  13. Noite temática: Noite da Disney, noite da Itália, noite do Japão, noite de inverno. Nessa noite, faça um jantar com comidinhas relacionadas, assistam um filme, falem sobre o tema.
  14. Seja um construtor: Montem uma casa de bonecos com uma caixa de papelão.
  15. Brinquem: Brinquem de pega-pega, pique-esconde…campeonato de cosquinhas (cuidado com os vasos!). Brinquem de mímica ou estátua.
  16. Eletrônicos: Organize uma noite de games. Uma noite está liberado!
  17. Bate Papo: simplesmente conversem. Contem como foi o dia um do outro. Escute seu filho!
  18. Fotografia: Vejam os álbuns de fotografias e montem um desenho com a árvore genealógica da família.
  19. Escritor: Escrevam cartinhas para outras pessoas da família, como vovôs e titias. Ou até mesmo criem uma história juntos.
  20. Seja um decorador: Decorem a casa para alguma data comemorativa. Fazer os preparativos para as festas da família também é válido.
  21. Desenhem juntos: Façam uma competição de Imagem & Ação, se tiverem o jogo , melhor ainda, mas se não tiverem desenhem assim mesmo.
  22. Blocos de montar: Montem castelos com blocos.
  23. De olho no espaço: Observem as estrelas e fiquem procurando estrelas-cadentes ou discos voadores!
  24. Pequeno Cientistas: Faça algum experimento científico. Na Internet você encontra muitas opções fáceis de se fazer com as crianças e usando o que você tem em casa.
  25. Seja um estilista: Customizem uma camiseta velha juntos. Vocês podem usar tinta, purpurina e o que mais quiserem.
  26. Noite do pijama: convide alguns coleguinhas do seu filho, para uma noite de pijama. Ele vai adorar!
  27. Cuide da casa: envolva as crianças nas pequenas tarefas do cuidado com a casa. Elas adoram ajudar!
  28. Quebre a cabeça: Montem um quebra-cabeça. Comece com pequenas peças e vá aumentando com o tempo.
  29. Hora do banho: Lavem os bonequinhos de brinquedos juntos e diga que é hora do banho para eles também!
  30. Façam uma guerra: As crianças adoram uma guerra de travesseiro. Eles irão se divertir!
  31. Façam competição: Sabe fazer aviões de papel? Quem consegue jogar mais longe?
  32. Hora da corrida: Monte uma pista com fita adesiva no chão e brinquem de corrida com carrinhos ou bonecos. Brincar de casinha também está valendo!

Garanto que vocês mamães, papais e responsáveis irão se divertir muito seguindo essas dicas com seus pequenos! Que tal agora vocês criarem novas brincadeiras juntos?

1 COMENTÁRIO

  1. Ótimas ideias, Dani, para os pais, aproveitarem as férias com os filhos. Assim a criança não passará o tempo dela com um celular na mão e ainda vai ter a companhia valiosa dos pais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui