Dia desses, recebi uma mensagem da gentil funcionária de uma livraria da cidade com a foto de um livro que ela acreditou que eu pudesse gostar. Acertou. O livro é “Sofia Pimenta, futura presidenta”, de Andrea Beaty, com ilustrações de David Roberts.
Minhas crianças – filha, alunas e alunos – gostaram muito também. Sofia é uma menina muito apegada ao avô e, quando ocorre um conflito que o afeta, sente a necessidade de fazer algo para melhorar a situação. Esta ação muda não só sua vida, mas de muitas pessoas que são beneficiadas com a ideia e mobilização de Sofia.
O livro traz ilustrações e contexto que favorecem a valorização da diversidade, bem como a autonomia infantil, sugerindo às leitoras e leitores que ações bem planejadas podem ocasionar ótimos resultados para a comunidade a qual pertencemos.
A personagem é muito autêntica e empática, sugere e incentiva a participação de meninas e mulheres em ações que contribuam para a sociedade, destacando a liderança de Sofia.
A figura acolhedora do avô demonstra o quanto aquele que cuida de uma criança pode ser sua referência nas ocasiões em que surjam desafios e medos, os quais sendo aceitos e enfrentados podem mudar a realidade e contribuir com a percepção de nossos sentimentos e de nós mesmos.
Que Sofia possa ser um incentivo para nossas crianças e também para nós!