COLUNA – Novos tempos, outras versões: leituras e diálogos sobre histórias

COLUNA – Novos tempos, outras versões: leituras e diálogos sobre histórias

Compartilhe esse artigo

As crianças estão de férias e passam mais tempo conosco, para aproveitar bem os momentos em casa, os livros representam uma boa opção. Contos de fada são lidos e relidos, ganham releituras, animações e nossos corações desde a infância.
Branca de Neve é um clássico dos contos de fada que recebeu, em 2019, uma versão muito interessante, aliás, sete versões em um só livro: “Branca de Neve e as Sete Versões”.
O livro tem autoria de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, ilustração de Bruna Assis Brasil, e foi publicado pela Companhia das Letrinhas.
Como o próprio título da obra diz, as setes versões são sugeridas durante a leitura da obra e apresenta opções bem diferentes das histórias mais tradicionais, trazendo situações comuns da atualidade.
A obra incentiva a leitura de suas versões por meio da curiosidade pelos desfechos diferentes e inusitados. Além da leitura, a família pode conversar com a criança sobre as mudanças da história e quais delas são mais interessantes.
O livro apresenta desfechos em que a Branca de Neve casa com o príncipe ou não; cursa uma faculdade ou não; além de outras que não cabe aqui contar e desencantar as surpresas que o livro oferece.
Quando conhecemos novas versões de clássicos, sejam em livros ou produções cinematográficas, podemos sempre debater sobre as mudanças identificadas de acordo com a época em que foram escritas.
Sempre bom lembrar da importância de ler e debater as histórias com as crianças, buscando momentos de diálogo, os quais vão propiciar outras leituras, considerando os gostos e afinidades que a crianças e jovens leitores apresentam a partir de suas experiências. Ouvindo as crianças, podemos identificar quais suas preferências e nelas incentivar o conhecimento de outros livros.

Boas leituras e bom ano!


Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário