Na escola, ao entregar um livro de literatura a uma criança, é comum ouvir: “mas não tem nada escrito”. Gosto de responder: “leia as imagens”. E é isso que fazemos: observamos atentamente cada página, buscamos detalhes nas cores e traços e, aos poucos, vão surgindo possibilidades sobre o que a história pode oferecer às leitoras e leitores. Minha filha também gosta desses livros que dizem muito sem ter a palavra escrita.
Livros assim exigem mais silêncio e atenção a cada virar de página, e as hipóteses podem ser compartilhadas, aguçadas por meio de experiências que temos com as expressões, tons, formas, traços e referências simbólicas.
Além disso, é preciso fazer uma comparação entre título e história, a fim de compreender suas relações e significados. Dessa forma, linguagem verbal e não verbal se entrelaçam e mostram suas contribuições no processo da linguagem.
E sabe qual é a melhor parte desse tipo de leitura? Quando a sua criança mostra num gesto lindo o quanto compreendeu a história, geralmente, ao virar a última página do livro: um sorriso de contentamento por ter compreendido uma linguagem tão bela. E se não compreender ao fim, estará instigada a rever cada cena ilustrada, cada pedacinho de história para atender a sua curiosidade.
Cada livro-imagem proporciona uma experiência de atenção, criatividade e encontro entre leitora/leitor e narrativa. Se as mamães quiserem sugestões destes livros, respondo com carinho e se tiverem indicações, aceito alegremente.
Boas leituras e bons encontros com lindas histórias para você e sua criança.