Os efeitos nocivos da violência contra mulher atravessam gerações. Como se sabe, as crianças aprendem muito mais pelo exemplo do que com sermões ou punições. Assim, ao ver o comportamento de pais agressivos e mães submissas, há uma grande chance de repetirem esse comportamento. Essa constatação é um dos motores da narrativa da série Big Little Lies (2017).
Passando-se em Monterey, na Califórnia, retrata a vida pacata e ordenada de um grupo de famílias cujos filhos frequentam a mesma escola e se concentra nos relacionamentos internos dessas famílias e de umas com as outras. Um assassinato abala a comunidade e acompanhamos as investigações para desvendar o crime.
O falecido é um dos respeitáveis cidadãos e acompanhamos o desenrolar dos dias de sua família: viúva e dois filhos. Com o passar do enredo, o espectador tem a oportunidade de conhecer melhor o personagem que é a vítima do primeiro episódio. Assim, aos poucos, vamos vendo como sua relação com a mulher e filhos não era bem o que parecia ser.
Paralelamente a isso, temos o desenrolar de um mistério ocorrido na escola. A filha de Renata, Amabella, sofre buliyng e, ao ser confrontada pela mãe exigindo identificar o agressor, acusa o menino recém-chegado, filho de Jane. Na verdade, o responsável pelas agressões físicas e emocionais é Max, filho de Celeste e de Perry, o personagem assassinado.
Com o mínimo de spoiler possível (não contarei o mistério principal): a série retrata como o garoto repete exatamente o comportamento que vê o pai ter com a mãe em casa. Max tenta expressar sua dor e confusão com a violência doméstica que presencia repetindo o comportamento do pai na escola. Inclusive com a ameaça à vítima da agressão caso essa o denuncie. Vale a pena assistir à série e acompanhar como cinco mulheres aprendem a se relacionar umas com as outras, consigo mesmas e com a família, a partir de uma relação sensível e leal e de muita sororidade.
📌SERVIÇO: direção de Jean-Marc Vallée e Andrea Arnold, criação de David E. Kelley, produção original da HBO e disponível em streaming no PRIME e na APLE TV.