Tempo de leitura: 4 minuto(s)

Ter um histórico financeiro sem inadimplência é vantajoso, pois ser um bom pagador é quesito fundamental para concretizar bons planejamentos financeiros. E é justamente quando o planejamento financeiro não é realizado da forma que se era prevista que ocorre boa parte do endividamento. Hoje, no Brasil, segundo a CNC, em janeiro, 65,3% da população estão endividadas e com o nome negativado.

Estar “negativado” é quando você realiza uma compra ou faz empréstimos e não paga a dívida na data prevista. Em um primeiro momento, o departamento de cobranças entra em contato com a pessoa devedora para tentar solucionar a pendência do pagamento, porém quando não se encontra uma solução para que o pagamento seja feito, o nome da devedora é incluso no cadastro de proteção ao crédito.

O cadastro de proteção ao crédito se refere aos serviços de informações a respeito de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas. Existe algumas instituições que são responsáveis por realizarem esses cadastros, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa, que são empresas que contém um banco de dados com informações das movimentações financeiras das pessoas físicas e jurídicas. E esse banco de dados é utilizado para consulta por inúmeras empresas, principalmente as instituições financeiras.

Ter nome sujo tem suas desvantagens 

Quando existe essa pendência, há uma restrição ao crédito e o financiamento é uma das ocorrências, vale ressaltar que a credibilidade pessoal também é perdida, pois não cumprir com a palavra envolve uma questão moral que afeta toda parte emocional e gera sentimentos de culpa, ressentimento, vergonha, preocupação, raiva e desespero. E todos esses sentimentos podem trazer muitos malefícios a nível mental e físico para o ser humano. E claro, nós também sabemos que baixos salários e condições financeiras oferecidas às pessoas no mercado de trabalho, não são dos melhores.

Outro agravante de estar nessa situação é que para adquirir cartões de crédito com benefícios como anuidade grátis e empréstimos com taxas de juros menores, é fundamental ter o nome limpo, ou seja, não estar registrado como inadimplente no SPC e Serasa.

Também é comum que muitas empresas recorram a consultar nos serviços de proteção ao crédito antes de contratar uma colaboradora. Quando se trata de concurso público, ter negativação no nome pode trazer sérios problemas para assumir a vaga.

Inadimplência e empreendedorismo materno

Para  as mamães empreendedoras que estão nessa situação pode ser bem complicado, pois já sabemos das inúmeras dificuldades de ser empreendedora e ainda ter o nome negativado pode ser um agravante ainda maior, pois as chances de se conseguir um empréstimos a juros menores  ou a um cartão de crédito com benefícios e até mesmo realizar parcerias, vai ser bem mais difícil. 

Mas, para quase tudo na vida temos uma solução, e não ia ser diferente para quando se tem o nome negativado. A plataforma do Serasa está com o Feirão Limpa Nome, onde você pode entrar consultar e negociar a sua dívida com super descontos, além disso, é possível concorrer a prêmios por pagar as dívidas. Então, se você está nessa situação de convido a acessar o site realizar as consultas e também a me acompanhar pelas redes sociais, onde dou várias dicas a respeito de como sair das dívidas. 

Para consultar as dívidas e ter um detalhamento das melhores condições para quitá-las, acesse este link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui