Tempo de leitura: 4 minuto(s)

Se envolver com a vida escolar de nossos filhos tem se tornado algo cada vez mais difícil! Ora a falta de tempo e o excesso de trabalho nos atrapalha, ora o volume ou o tipo de conteúdo trabalhados pelas escolas vem dificultando o envolvimento dos responsáveis no auxílio escolar de seus filhos.

Estudar é algo que se aprende, e que necessita de foco e principalmente de muito afeto. Nada melhor para a criança do que ter alguém que ama, incentivando-a e mostrando o caminho à ser seguido.

Para aprender a estudar é necessário sentir-se confiante e ter confiança.

Além das boas notas nos boletins, cadernos impecáveis e frequência exemplar é imprescindível fazer crescer em nossos filhos a vontade de aprender, e mostrar para eles que o aprender vem junto com uma rotina de estudos, que precisa estar sempre acompanhada e valorizada pelos pais e responsáveis.

Acompanhando seus filhos nos estudos, nós, pais e responsáveis, consequentemente estamos participando da Gestão da escola e valorizando a proposta escolar da mesma. Parceria, esta é a palavra! Pais e filhos, pais e escola. A participação das famílias nos estudos dos filhos é um facilitador proporcionando segurança e confiança dos pequenos de forma à fazer com que muitas vezes avancem e melhorem seu desempenho, escapando do fracasso escolar.

Quer saber como você pai, mãe, responsável pode ser um aliado na aprendizagem do seu filho? Então, anota aí!

  • Esteja presente: Pelo menos uma vez na semana, faça questão de levar ou buscar seu filho na escola. Esta é uma bela oportunidade de conhecer os amiguinhos de seu filho e alguns funcionários da escola. Não espere para ir à escola somente quando for solicitado.
  • Fique por dentro: Todos os dias, verifique a agenda e assine os bilhetes enviados pela professora. Assim, sempre ficará por dentro dos acontecimentos escolares e poderão organizar sua agenda para que possa estar presente em alguns deles. Aproveite e verifique as anotações sobre as tarefas de casa.
  • Tempo de estudo: Diariamente, reserve um tempo de estudo com seu filho para a realização das tarefas de casa, leituras e esclarecimentos sobre os conteúdos da aula do dia, realização de pesquisa e trabalhos. Acompanhe sempre o que seu filho está aprendendo na escola.
  • Mostre interesse: pergunte sempre como foi a aula, seu dia na escola, a hora do recreio, o que estudaram e se tiveram alguma dificuldade. Deixe seu filho à vontade, desta forma saberá onde seu filho apresenta dificuldade e poderá criar estratégias para ajudá-lo.
  • Rotina: Precisamos mostrar a nossos filhos a importância da rotina também nos estudos. Esse tempo pode aumentar de acordo com os anos de escolaridade. Mas nunca esquecendo de reservar um tempo para o lúdico.
  • Organize-se: Assim como temos um lugar para dormir e para cozinhar, seu filho também precisa de um espaço para o estudo longe de qualquer coisa, que possa tirar a concentração (TV, Games, conversas…) e com todo material necessário disponível (livros,dicionários,internet…)
  • Estudando na prática: Busque, sempre que possível, relacionar o os conteúdos estudados pelo seu filho com o que acontece em casa e com os passeios de finais de semana. Essa prática agrega conhecimento, amplia horizonte e facilita a aprendizagem. Viagens, brincadeiras, jogos, exposições, filmes, teatro, bibliotecas, livrarias…estão valendo!

Ah! A leitura é uma atividade primordial.

  • Juntos, podem ser mais fortes: Em alguns casos pode ser interessante permitir que seu filho estude junto com um ou dois colegas de classe. As vezes um colega pode ter facilidade em algo que seu filho tem dificuldade e vice-versa. Ambos podem se ajudar!

Não existe fórmula perfeita, mas seguindo essas dicas, aos poucos seu filho desenvolverá sua própria maneira de estudar. Seu papel como pai, mãe, responsável é estimular e ajudá-lo a descobrir esta fórmula.

Seja aliado do seu filho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui