O que é ser boa mãe?

Compartilhe esse artigo

Eu quero contar o que estes mais de 5 anos de maternidade me ensinaram.

Já me perguntei muitas se sou uma boa mãe e o que desejo para a minha filha, mas depois de um tempo, me dei conta de que estava fazendo as perguntas erradas.

Como maternar é um processo dinâmico e um aprendizado contínuo, cada vez mais eu tenho feito outras reflexões:

O que é ser uma boa mãe?
Que eu quero para mim?

A verdade é que, como mulheres, passamos muito tempo da nossa vida lutando. Seja por independência, reconhecimento, direitos, liberdade; toda mulher cresceu superando obstáculos para chegar onde queria.

Agora eu pergunto: o que você de dez, quinze, vinte anos atrás desejava para si? Você realizou estes sonhos? Alcançou estas conquistas?

A maternidade é apenas um capítulo da sua história e nenhuma criança suporta o peso de ser fonte de toda nossa alegria, muito menos nossa frustração.

O segredo da maternidade não está em nenhum lugar que te ensine a ser boa mãe, mas sim na busca do que você quer para si mesma!

Não há absolutamente nenhum egoísmo nisso.

Mulheres felizes não influenciam apenas outras mulheres, elas inspiram seus próprios filhos também! Afinal, o que eles são senão o nosso reflexo?


Autora: Dra Cristina Rodrigues: psiquiatra perinatal, ativista por uma maternidade com menos neuras. Criadora do podcast RivoTrio e mãe da Julia de 5 anos. Insta: @dra.cristina.rodrigues

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário