Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Afinal, o que é esse tal puerpério? No Google diz assim: “Puerpério, também chamado resguardo ou quarentena, é o nome dado à fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas.”

E diz também que ele dura de 40 a 60 dias. Bom, cá estou novamente escrevendo para vocês, beirando o meu 40º dia pós parto, será o fim do Puerpério? Não sei. Os hormônios já se equilibraram? Não mesmo. A barriga já voltou ao normal? Também não. A quarentena continua, meu corpo me dá sinais…

O que quero dizer a vocês é que essa fase é única para cada mulher, vai depender da sua rotina, seu organismo, seu tempo! O Puerpério real é cheio de tantas coisas que os livros não contam, são tantas emoções, dúvidas, angústias, felicidades e tristezas. É você num novo corpo, numa nova mente, numa nova fase.

A mulher, mente e o corpo de antes da gravidez nunca mais serão os mesmos. Sabe aquela frase até meio clichê “você nasceu e eu renasci”? Não é clichê não, é real! 
Confesso que por muitas vezes ao me olhar no espelho (principalmente nessa fase) zero vaidade, seios vazando leite, uma cicatriz, um bebê a chorar nesse curto intervalo, cabelo há dias sem pentear, eu penso: caramba, eu sou mãe! Meu corpo me diz isso, minha mente me faz lembrar o momento exato que ele saiu de mim. Sim! Eu renasci!

Renasci porque a partir dali eu não sou, nem de perto a mesma Jeniffer. Sou mais forte e ao mesmo tempo mais frágil. Meu sono pesado? Não existe mais. Viver só pra mim, muito menos.

Tenho uma “parte de mim, fora de mim”, o tal coração fora do peito: meu filho. 
É uma fase! Vai passar(Repito todos os dias) Seja grata! Você precisou passar por tudo isso para viver essa transformação e gerar esse grande amor. É uma verdadeira, metamorfose

Força para nós, mães recém nascidas com seus recém nascidos.


Autora: Jeniffer Rodrigues, 30 anos, mãe de primeira viagem, casada e psicóloga.Escrevo o que transborda.@psijeniffer @_meudocelar 


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da revista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui