Janeiro branco: Como as redes sociais estão prejudicando a saúde mental das mães

Panos Sakalakis GaUF0znKwfA Unsplash

Muito tem se falado atualmente sobre os efeitos nocivos que as telas causam às crianças. Porém, eu tenho observado o efeito nocivo que o excesso de telas, especialmente as redes sociais, tem causado nos adultos.

Somos bombardeados com um excesso de informações. Algumas são muito boas e úteis; outras são exageradas e só servem para gerar ansiedade. É difícil diferenciar o que é interessante do que não é. Mais difícil ainda é tentar acompanhar e colocar em prática tantas informações, dicas, regras, detalhes etc.

Quando falamos de maternidade, então, nem se fala! As redes sociais estão enlouquecendo as mães. É tanta coisa que temos que fazer ou não fazer com nossos filhos que a cabeça dá um nó.

As mães estão ficando inseguras e ansiosas, sempre com uma sensação de culpa, achando que estão fazendo algo errado ou que são incapazes de atingir o padrão de perfeição exposto nas redes (como se isso fosse possível).

Estamos ficando com medo de educar nossos filhos, alimentar nossos filhos, cuidar deles de forma geral, porque sempre tem alguém para ditar alguma regra em tudo que fazemos.

Enfim, as redes sociais, em excesso, estão nos causando ansiedade, culpa, insegurança e tristeza.

Para preservar a saúde mental, recomendo filtrar muito os conteúdos que consumimos e, além disso, diminuir o tempo de acesso às redes sociais.

Autor

  • Psicologa Fernanda Goes

    CRP 05/39514. Sou psicóloga formada há 13 anos. Trabalho com a Terapia Cognitivo-comportamental. Atendo mães, gestantes e tentantes online exclusivamente. Sou mãe do Antônio Pedro e da Maria Fernanda. Instagram: @fernandagoes_psicologa.

Deixe um comentário

Rolar para cima
0

Subtotal