As leis relacionadas à pensão gravídica, alimentícia e guarda de crianças são absurdas em vários níveis. Tantos juízes e promotores completamente despreparados para lidar com o assunto, tanto retrocesso e machismo completamente enraizados.
Quando dizem: a única coisa que prende “um cabra” nesse país é dever pensão alimentícia, mal sabem o caminho árduo e de sofrimento que uma mãe tem que percorrer para executar essa ação.
Está tudo errado e isso só me faz pensar o quanto nossa sociedade contribui para o julgamento e exclusão das dores e sacrifícios maternos. O juiz pede para a mãe comprovar gastos com a criança e com a gestação. Enquanto isso, o pai segue coçando as partes sem ter que comprovar nada.
Quem tem filhos e/ou está grávida sabe o tamanho dos gastos com uma criança. Ainda há muito a ser feito e modificado, mas não acredito em avanços vendo a cegueira e crenças ultrapassadas de uma sociedade que só condena as mães e absolve pais negligentes.
Autora: Carolina Fernanda, terapeuta holística, feminista, escrevo para alinhar mente e emoções, mãe de primeira e última viagem. Instagram:@carolinafernandaoficial
Este texto foi revisado por Fernanda Sousa.