Tempo de leitura: 3 minuto(s)

Em nosso país a desigualdade social é enorme, a de gênero e de cor então, nem se fale. Por estarmos num momento de crise onde precisamos estar isolados em casa, se a situação de muitas mulheres autônomas era difícil, agora então, mais ainda. Infelizmente, não temos um governo que olha para essas mulheres como vítimas, pelo contrário, acreditam que direitos básicos são dispensáveis neste caso.

Atualmente, o governo está liberando o auxílio emergencial, onde pessoas que trabalham de forma autônoma e não têm renda fixa, possam receber uma ajuda de custo, mães chefes de família também estão nessa lista, porém, apesar de ajudar muito essa solução ainda é muito insatisfatória, visto que temos além das contas básicas do dia a dia, moradia, alimentação estão nessa conta que não fecha nunca.

Apesar dos pesares, essa quarentena levantou em algumas pessoas o senso de coletividade, pessoas que sentem empatia pela luta diária de mulheres e fazem campanhas, grupos, liberam os serviços de suas empresas, arrecadam doações, tudo em prol de um bem maior que é minimizar os impactos sociais que essa crise levantou para as mulheres.

Então, resolvi separar alguns serviços feitos de e para mulheres-mães. Acompanhe cada uma delas:

Mães da Favela

É um programa criado pela CUFA com o objetivo de levar renda para a maior quantidade possível de mães moradoras desses territórios. Os lares das favelas são chefiados por 49% de mulheres, e 47 % são autônomas, por isso gerar renda para essas mães é fundamental nesse momento. As doações são direcionadas para as mães moradoras de favelas que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo cadastro da instituição. Conheça aqui.

Compre das mães

O site Compre das Mães é uma iniciativa da Rede Maternativa: uma comunidade focada em apoiar o trabalho de micro e pequenas empreendedoras que são mães. Somos uma ferramenta virtual para mães empreendedoras e prestadoras de serviços divulgarem seus produtos/serviços pela internet e uma vitrine para os clientes comprarem os produtos/serviços. Nesta quarenta, o Compre das Mães está liberando sua plataforma para mães que queiram cadastrar seus produtos, tudo isso, gratuitamente.

Regrinhas: A gratuidade será válida por 6 meses, ao se cadastrar na plataforma, utilize o cupom: #vemcomasmaes, após o prazo, a cadastrada poderá solicitar a exclusão do site. Se cadastre aqui.

Segura a Curva das Mães

O projeto foi criado para identificar e localizar mulheres mães em situação de vulnerabilidade causada ou agravada pela pandemia do novo coronavírus e então priorizar e garantir apoio emergencial para este grupo, formado por mães, crianças e suas famílias.

O projeto mediado pela “Mãe solo” e “Coletivo Massa”, visam, através de financiamento coletivo, receber doações e direcionarem o dinheiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para fazer sua doação, clique aqui.

Boleto +1

Rede de suporte financeiro-afetivo em tempos de Corona vírus, o grupo Boleto+1, foi criado no Facebook para aproximar mulheres que, na atual situação, estejam com dificuldade de pagar alguma conta. Neste espaço, mulheres solicitando ajuda e os demais membros do grupo podem fazer doações. Para fazer parte, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui