Inclusão e doação são ações importantes para as relações humanas. Tem objetivos diferentes, mas representam muito para toda a sociedade.
A semelhança está na invisibilidade das duas ações. Na divulgação delas. Na educação com conscientização de toda população. Em nossos direitos e deveres como brasileiros.
Mistura-se a isso o preconceito, as questões sociais e religiosas. Confundido o que é comprovação científica, estudos, ciências, com crenças, doutrinas e achismos. E aos brasileiros que possuem acessos à saúde de qualidade e os que não.
A inclusão vai além do acesso à mobilidade e aos cuidados com a saúde. Relaciona-se com acessos diversos, como na educação, no trabalho, nas moradias e espaços públicos/privados. Uma educação que garanta sua participação integral e que seja adaptável a sua realidade. Condições iguais de trabalho, e não somente àqueles de baixa qualificação e remuneração. Sem possibilidades de crescimento. Moradias e espaços públicos/privados pensados nas necessidades de os tornarem iguais, livres e independentes.
Incluir significa igualdade entre as diferenças. Oportunidade. Acrescentar aquele que não era parte. Em mundo cada vez mais exclusivo e separatista temos um longo trabalho a promover. Precisamos de grandes mudanças na educação de toda sociedade.
A doação vai além de transferir um órgão e os cuidados com a saúde. Relaciona-se com a promoção da esperança. É nos tornar humano ao ponto de entendermos que podemos compartilhar, dividir e multiplicar. Trazer a capacidade de viver novamente para muitos. É não esperar nada em troca.
Não se fala sobre doação. Não se educa sobre doação. É um tabu, cheio de preconceitos. Muitos familiares não sabem do desejo do outro em ser doador.
Doar significa ser voluntário do amor. Transferir oportunidade de continuar. Em um mundo cada vez mais cheio de ódio temos um longo trabalho a promover.
Precisamos promover o amor, a inclusão e a doação.
Este é um mundo humano.
Setembro Verde – 21 de setembro — Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
27 de setembro — Dia Nacional da Doação de Órgãos
Por Manuela Palma – @manuelapalma___