Todo ano, no carnaval, temos centenas de campanhas lançadas por povos indígenas sobre o uso da fantasia. Mas, infelizmente, muita gente faz isso pensando que está homenageando, porém, por conta do racismo estrutural, não se dão conta que ações como essa só perpetuam o que vemos tentando mudar há tempos: a banalização da cultura e o racismo.
Esse tipo de atitude se dá estruturalmente, principalmente, quando somos crianças. 19 de abril é sempre a mesma história, fazer pintura nas crianças, falar sobre ocas, arco, flecha, dança da chuva e essa educação racista referente aos povos originários fica enraizada.
A ignorância em relação a isso é enorme, por isso, existem tantos indígenas que ocupam a internet para denunciar e mostrar que a coisa não é como nos ensinaram.
A Kaê Guajajara é indígena, mãe e em parceria com a Educação para a paz, separou 9 itens importantes ensinando como respeitar a cultura indígena. Dicas importantes não somente para elas, mas para os adultos também! Leve essa ideia para escolas, dentro de casa e para a família!
- Ensine que o Brasil não foi descoberto, era uma terra já habitada quando invadida e um dos seus nomes é Pindorama.
- Ensine que adereços e símbolos sagrados não são fantasia.
- Ensine que os povos originários ou indígenas (não chame de índio) são muitos e que existem mais de 274 línguas.
- Ensine o que é genocídio e explique que os povos originários o sofrem pelas mãos dos brancos até hoje, ficando sem suas riquezas naturais e direitos.
- Não sexualize mulheres indígenas, por respeito à todas que foram “pegas no laço” (Expressão usada para designar quando homens brancos tinham que casar com mulheres locais para ter um hectar de terra, então, as raptavam e estupravam).
- Ensine que povos originários têm sabedoria sobre tecnologias (saberes técnicos), sobre curas naturais, sobre como manter a natureza vive e de pé, coexistindo com ela.
- Ensine que os povos originários não moram somente no mato: o genocídio vem trazendo estas pessoas para a cidade, para lutar por seu direito de existirem.
E ai, o que você achou? Seja aliado dos povos indígenas compartilhe o respeito aos povos originários com seus filhos. A gente agradece!