Tempo de leitura: 3 minuto(s)

Estamos vivendo um período de quarentena no Brasil devido a pandemia do coronavírus. No início do mês, tivemos o aumento de pessoas infectadas mundialmente e este número não para, com isso, o dólar dispara e o circuit breacker acabou sendo acionado duas vezes no mesmo dia.

Circuit breacker é um mecanismo que bloqueia as operações na bolsa de valores em momento de queda ou de alta que ultrapassam os índices pré-estabelecidos. Quando acionado, o objetivo é proteger as próprias pessoas que negociam, impedindo que sejam feitos negócios, pois com essa pausa acredita-se que o investidor terá um tempo para repensar nas estratégias. O último circuit breacker que a bolsa teve foi no Joesley Day, referente a delação da empresa JBS.

Com esse cenário, a bolsa segue caindo cada dia mais e sem previsão de melhora porque vai depender de como o mundo vai reagir ao coronavírus, de quanto tempo iremos precisar ficar recolhidos e etc., pois com a pausa nas atividades toda a economia se recolhe junto, afinal, o que faz a economia girar são as pessoas.

Como medida de fazer a economia movimentar, mesmo que aos passos de formiga, o governo brasileiro anunciou a liberação de R$ 200,00 que serão repassados durante três meses a cada trabalhador informal, ou seja, aquelas pessoas que não recebem benefícios do governo e não possuem carteira assinada.

Hoje temos em torno de 38 milhões brasileiros que trabalham informalmente e claro que dentro dessa parcela temos muitas mães. Mães que precisam cuidar de seus filhos, mães que precisam manter seu negócio e se perguntam: com toda  essa crise no país, o que fazer? 

Diante de todo esse exposto fica claro que o seu dinheiro vai ser afetado, a oferta e a demanda estão dizendo isso. A oferta de ações a um preço atraente vai ser muito vantajosa para algumas pessoas daqui um tempo, para outros a queda está sendo uma grande decepção. Aos fabricantes de álcool  a vida nunca esteve tão boa, já para grande parte de empreendedoras, os dias podem estar sendo nebulosos, pois a falta de dinheiro vai chegar, a falta de clientes também e a necessidade de manter os filhos é diária e não espera a crise. 

Reserva emergencial é importante

Cadê a reserva de emergência? Infelizmente, cuidar das finanças nem sempre faz parte do nosso dia a dia e quando faz, muitas vezes, acabamos não tendo disciplina. Acredito que neste momento, não cabe nenhum comentário de como lidar melhor com as finanças, apenas algumas dicas simples, mas que podem fazer muita diferença.

1° Corte todos os gastos. Aquela roupa, objeto, ou o que seja que você pretende comprar pode esperar, afinal, precisamos de pouca coisa para viver e o momento é de conter gastos;

2° Você que é mãe, compre e divulgue produtos/serviços de mães que são empreendedoras, pois elas podem “quebrar” com a falta de clientes que é real para todas nós;

3°  E o mais importante, mantenha a calma e cuide da sua saúde mental, pois uma mãe em quarentena com filh@s e que trabalham precisam de muita ajuda.

Vamos criar redes de apoio, estou aqui para ajudar você com suas finanças, envie sua dúvida e juntas somos mais fortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui