Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Meu filho tem 12 anos e em todos esses anos fui questionada sobre meu corpo, ele expressa todas as mudanças físicas que a maternidade me trouxe. Ouço perguntas de todos os tipos e as “disfarçadas” de preocupação com minha saúde são as mais recorrentes, a ideia de que todo corpo gordo é um corpo doente, é muito real.

A sociedade foi pensada e construída para apenas um corpo perfeito: o magro.

Propagandas, filmes, novelas e redes sociais são cheias de filtros e perfeições e mostram um padrão estético a ser alcançado: o do corpo perfeito.

Mas o que seria um corpo perfeito?

Converso com muitas mulheres que na preocupação com o corpo fazem dietas, musculação, funcional, crossfit, muay thai, pilates, procedimentos estéticos para diminuir gordura, modelar as curvas, acabar com as estrias e celulites, levantar o bumbum e algumas que se submeteram a cirurgia bariátrica e plástica.

Desenho “Corpo Perfeito” por Juliana Moreno Cavalheiro @julianamoreno_cavalheiro.

Sou contra? Não. Acho que toda mulher pode fazer o que ela quiser. Mas sou extremamente contra fazer qualquer uma dessas coisas buscando “enquadrar” o corpo num padrão completamente desnecessário.

Já parou para refletir… Por que beleza é ligada a magreza? Será que é necessário um corpo que todos aceitem e elogiam para que você possa se sentir bem? Por que curvas, tamanho de roupa e, até mesmo, o ângulo das fotos incomodam tanto?

Sei como é difícil chegar em uma loja e não achar a roupa que tu quer. Sentar em cadeiras que te apertam. Não passar em roleta de coletivo. Mas, o problema não está em você, está na sociedade pensada para um só tipo de corpo.

Carrego em mim as marcas de gerar uma vida e não me envergonho de nenhuma delas. As marcas interiores que foram construídas nas críticas, no abalo emocional, na tentativa de emagrecer e ser bonita a qualquer custo estão sendo tratadas, algumas já superadas, outras ainda não, mas sem pressa, padrão e pressão. Pare, reflita e responda: qual é o seu corpo perfeito?

O meu é esse que tenho e amo agora, com uma pessoa saudável física e mentalmente dentro dele. Minha amiga, professora e artista Juliana Moreno, nos agraciou com um de seus desenhos sobre o que é um corpo perfeito, se inspirem e criem seus corpos perfeitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui