Tempo de leitura: 2 minuto(s)

“Mais proteção para a sua família” essa é o título da campanha para vacinação contra o Sarampo que está acontecendo desde o dia 10 de fevereiro, indo até o dia 13 de março. Já amanhã (15) acontece o dia ‘D’, em que postos de saúde estarão abertos para receberem crianças e jovens de 5 a 19 anos para vacinação.

Ministério da Saúde

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram confirmados 18.203 casos e 15 mortes por Sarampo. Sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

O que é o Sarampo?

O Sarampo é uma doença infeciosa nível grave que pode ser transmitida pelo ar através de tosse, espirro, fala ou respiração, seus principais sintomas que podem aparecer entre o 3º e 4º dias são: manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, acompanhada de febre, após esse sintoma, que aparece principalmente em crianças menores de 5 anos, pode ser considerado um sinal de alerta.

Além dos sintomas citados, é preciso ficar de olho em:

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso.

Gravidez e Sarampo

Mulheres grávidas não podem se vacinar, porque nessa fase, a mulher está com a imunidade mais baixa o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

Onde se vacinar?

Amanhã (15) acontece um mutirão no Brasil todo, chamado de dia ‘D’, é necessário entrar em contato com o posto de saúde da sua região para verificar se a vacina será aplicada na unidade. Lembrando que a vacinação vai até o dia 13 de março. Não esqueça a carteirinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui