A festa do pijama e o vazio

Black and white back view of unrecognizable alone female silhouette admiring stormy ocean while standing on sandy coast under cloudy sky with horizon line

Naquela festa de nove anos da minha filha, festa do pijama, a casa estava cheia: crianças agitadas brincavam, distraíam-se e interagiam sem preocupação. Aquele dia ficaria na história de nossa família, mas não tínhamos a mínima ideia disso. Tiramos uma foto em família, daquelas fotos tradicionais de aniversários que, na maioria das vezes, não damos valor, pois é só mais uma foto. Acontece que, nessa foto, meu bebê, meu Ian, estava na minha barriga com mais ou menos 13 semanas e estávamos todos muito felizes.

Esta foi a única foto com a família completa e a única foto que tenho com meu filho. Duas semanas depois ele se foi.

Neste ano, dois anos depois, é o aniversário de onze anos de Sara e, novamente, fazemos uma festa do pijama. Na estante, a nossa foto. A nossa única foto.

No coração, a gratidão pela minha filha linda, amorosa, inteligente, humana e de muita luz própria. E, não menos intenso, o sentimento de vazio. Duas maternidades muito distintas, mas duas maternidades. 

Quando decidimos pela maternidade, entramos no terreno das incertezas, com muitos desafios pessoais e emocionais; tentamos nos preparar para eles. Minha filha, que é neurodivergente, ensinou-me a liberar o controle desde quando estava na minha barriga (é impressionante a sensação de falta de controle durante a gravidez!). Além do ensinamento sobre a falta de controle, a maternidade também nos ensina a amar o outro como ele é (e como nos ensina!). Eu bem que tentei colocar minha filha na “caixinha”; inconscientemente, talvez na mesma “caixinha” que tentaram me colocar e que eu, por muitas vezes, aceitei. Mas ela mostrou logo cedo (bem cedo) que esse não é o lugar dela. Qual é? Não sei (total falta de controle novamente!). O que sei é que vou cuidar, amparar, acolher e, principalmente, amar e aceitar. Aceitar o outro como ele é é tão libertador (para ambos) e ao mesmo tempo tão difícil… No entanto, é isso que faz sentido para mim.

Já a outra maternidade, a maternidade de “colo vazio”, não poder cuidar, amparar, acalentar, olhar nos olhos e cheirar o seu próprio filho, essa, eu nunca imaginei e também. Sinto que não a escolhi. Mas, pensando bem, como eu disse acima, escolher ser mãe é entrar no terreno da incerteza. Perder um filho é inimaginável, imensurável, inominável. Mas sou mãe. Mãe de dois filhos! E todas as mães que não estão com seus filhos ao seu lado, que tiveram que entregar seus filhos para outro plano, também são mães.

As duas maternidades me transformaram completamente e me transformaram em alguém melhor. Como tanto amor não poderia nos transformar, não é mesmo? 

A festa do pijama me confrontou com essas duas maternidades: com o maior amor que uma pessoa poderia sentir nessa vida, e também com a maior dor. Ser mãe é conviver, diariamente, com esses sentimentos e tocar a profundidade do existir. Mães, sua existência não é em vão. Filhos, sua existência não é em vão. Cada um que passa por este mundo e muda alguém profundamente por meio do amor.

Gratidão minha filha por me escolher.

Gratidão meu filho por me escolher.

Amo vocês e, todos os dias, faço o meu melhor para honrar sua existência. 

Autora: Luciana Moreira

Revisora: Micaela Queiroz Redondo

Deixe um comentário

Rolar para cima
0

Subtotal