Por: Sabrina Custódio
Quando eu engravidei, eu fui a primeira das minhas amigas e minha visão da maternidade era bastante romantizada. Infelizmente, a minha primeira experiência materna não foi das melhores, por isso, depois, quis falar algumas coisas para as minhas amigas que eu acredito que teriam me ajudado muito. Agora, quero compartilhar isso com vocês também. Vamos lá:
- Amamentação: se você conseguir amamentar, será perfeito, maravilhoso, a situação ideal para você e seu filho. Estamos cheias de sites e livros descrevendo os grandes benefícios da amamentação. Mas se você não conseguir, não se sinta culpada por isso. Seu filho não será menos saudável e menos feliz porque tomou leite industrializado.
- Saúde mental da mãe: se você não está bem, peça ajuda. Você não tem que dar conta de tudo sozinha e não será menos mãe porque não conseguiu cuidar do seu bebê sem auxílio. Conte com a participação do marido, ajuda da mãe, da sogra, da irmã, de enfermeira e babá nos cuidados com o bebê. Ajuda da obstetra, da psicóloga e psiquiatra na sua saúde mental. Se for preciso tomar remédio, tome. Se for preciso parar de amamentar para tomar o remédio que você precisa para ficar bem, pare também.
- Escolha do Pediatra: confie em você. Se você não gostou do pediatra, troque, mesmo que ele seja um pediatra muito conhecido e que já atenda sua família inteira. O pediatra tem de escutar a mãe, ela passa 24hrs com o bebê.
Revisão: Stefânia Acioli – @tevejomae.