Mulheres-mães protagonistas da própria história

Verdades sobre a série Maid (Netflix) (Alerta: Spoiler)

Verdades sobre a série Maid (Netflix) (Alerta: Spoiler)

Compartilhe esse artigo

04 Verdades sobre a série que nos mostra o quanto a maternidade pode ser pesada. 

1) Impotência da Alex quando lhe impõem o que deve ser feito. 

A forma como foi maltratada pelo ex-marido inúmeras vezes e não conseguia ter voz para tentar reverter à situação; a humilhação no trabalho e o fato de não poder  reagir porque não tinha outra opção; a decisão da Justiça em conceder a guarda da sua filha ao pai.

2) A maior parte do cuidado e necessidades que a filha exige são supridas pela mãe.

O pai de Maddy não pode faltar no trabalho para ficar com a filha doente, já a mãe que também trabalha precisa “se virar”; os cuidados com a filha doente, consultas médicas e as noites em claro, são de responsabilidade dela; procurar uma creche e resolver todas as questões que envolvam isso também é tarefa da mãe.

3) A sociedade é cruel com as mães.

No trabalho, não há chance dela faltar pra ficar com a filha doente, ou “dá um jeito” ou perde o emprego; a responsável pela creche critica a mãe por ter levado a filha doente; o proprietário da casa que Alex aluga, sabendo do problema de mofo na residência e de que isso está prejudicando a saúde da filha dela, não tem o mínimo de interesse em resolver o problema; a pediatra na consulta diz, em tom rígido, que a sua filha merece que ela seja uma mãe melhor.

4) A falta de rede de apoio sobrecarrega a mãe.

O pai de Maddy, além de ser ausente em muitos momentos, é alcoólatra e por diversas vezes tenta impedir Alex de seguir na busca por sua independência financeira. Quando ela consegue vencer algum obstáculo lá está ele para atrapalhar e trazer ainda mais problemas dificultando sua trajetória;

A mãe de Alex quase nunca pode ficar com a neta,  quando fica logo se cansa e liga para Alex vir buscá-la em meio ao expediente de trabalho; Alex, consequentemente, tem uma vida sobrecarregada como mãe e profissional, além de ter que estar sempre resolvendo os problemas que seu ex-companheiro e sua mãe trazem para a sua vida.

Agora, 01 verdade sobre o quanto uma mãe pode ser forte e resiliente mesmo em meio às adversidades.

Quando Alex pensa que está conseguindo um novo recomeço, ela recebe vários baldes de água fria ao longo da série, fica sem ter onde morar, vai para um abrigo, mora de favor, após encontrar uma boa casa precisa se mudar por causa do ex- companheiro que a prejudica,  perde o carro que é seu transporte de trabalho, perde o emprego.

É tanto problema que Alex enfrenta, muita gente no lugar dela já teria desistido dessa independência e teria voltado para esse relacionamento abusivo. Mas, a força e a vontade de proporcionar uma vida melhor para a sua filha faz com que ela vença cada obstáculo e alcance o seu objetivo.

As dificuldades que ela passou foram necessárias para que conseguisse a sua liberdade. Não foi nada fácil, mas depois de muita luta essa mãe conseguiu resgatar o amor-próprio e seguir em busca do seu sonho.


Texto revisado por Daiane Martins.

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário