Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Vi o filme “História de um Casamento” (indico)  e chorei demais, porque em muitas partes vi meu processo de separação. Algumas semelhanças e distinções. Quando nos casamos com alguém nunca planejamos como será a separação. Planejamos os filhos, as férias, novos empregos, a compra de um apartamento. Mas uma separação, não planejamos. 

Podemos escolher torná-la menos agressiva, mas ela será traumática. Falo como mulher e meu sentimento é de que será um marca para sempre. Quando foi que nos tornamos estranhos? Quando foi que 28 anos de história se tornaram brigas? E olha que meu divórcio foi tranquilo, quando vejo o de muitas pessoas, incluindo dos meus pais.

Fiquei me perguntando, vendo o filme, como as pessoas podem dizer que separação é algo fácil. Falam por total desconhecimento de causa ou falta de empatia. Porque nunca viveram isso ou se viveram se alienaram.

As pessoas acham mesmo que outras pessoas querem passar de forma proposital pelo desgaste de discutir quem fica que dias com as crianças? Como pagar as contas dividindo meio a meio? Para onde vão os pratos que ganharam no casamento? Quem os amigos vão convidar para a festa? 

E vou além como agora separar, apagar, tornar aquele ser um estranho? Alguém que se amou profundamente, mas que o amor acabou. Restou, em alguns casos, respeito, afetividade, filhos, memórias de uma história. Mas o que fazer com as fotos? Com as lembranças? Com o Whisky? 

Não é nada fácil passar por um processo desse. Cada pessoa vivencia a sua maneira, mas garanto: NÃO É NADA FÁCIL. Então, quando alguém te contar que pensar em se separar, esta se separando ou se separou: escute, abrace, olhe nos olhos. Se não for capaz disso, se afaste, é muito melhor do que qualquer julgamento.

Não conte como está o ex, que você está melhor sem ele, apenas fale que aquilo vai passar e respeite a dor alheia, os processos e tempos de cada um. Só o tempo é capaz de dar conta de muitos sentimentos, de relações, mas uma coisa é certa: não foi em nenhum momento uma decisão fácil. 

Ah, um conselho neste final do texto: esqueça aquela frase “se seu casamento não deu certo agora, você consegue no próximo.” Toda relação deu certo pelo tempo que durou. Nós é que temos essa mania chata de comparar o incomparável. Somos únicos vivendo uma vida única. Que tal torna-la extraordinária?

2 COMENTÁRIOS

  1. Separar é a coragem de reencontrar vc… é seguir…como será? Não sei! Cada um irá migrar para aonde desaguar os seus olhares …
    Sinceramente…Separar.. Separar.. Separar.. é ter a coragem de sair do lugar que o incomoda para um novo lugar de mudanças…
    A vida tem pedras…areias se todas as cores…e lixo…mas..também…tem novas plantações…
    Mudar é difícil…mas..ficar..é se negar…
    Vamos descortinar os mitos e criar um novo modelo mental..
    Bjus na alma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui