Mães que Escrevem

Quem somos

Jo Melo fundou a revista Mães que Escrevem em 2016, inicialmente sob o nome de Coletivo Encontro Mamães Feministas, com o intuito de conectar mães de diferentes contextos.

Ao acreditar no poder da escrita como uma forma de apoio emocional e identificação, a fundadora vê os textos publicados como uma maneira de ajudar as mulheres a se reconhecerem nas vivências umas das outras, criando uma rede de apoio que promove mudanças.

Ao longo dos anos, a revista já publicou mais de 1.500 relatos de mulheres, lançou 13 edições em PDF, 1 edição impressa e publica de 3 a 4 textos por dia no site, somando 15 a 20 textos semanais. Além disso, a revista também cria e-books informativos sobre temas de interesse para suas leitoras.

Entre as ações promovidas, está o Concurso “Escrevivências Maternas”, que encoraja mulheres a compartilhar suas histórias e serem reconhecidas por isso. O prêmio “Mãe 5 Estrelas” é dado todos os anos para homenagear as leitoras mais engajadas. A revista também conta com mais de 20 colunistas que escrevem sobre temas sociais.

A cada quatro meses, é aberto um edital para selecionar textos que serão publicados na versão digital e impressa da revista, e mesmo aqueles que não são selecionados encontram espaço no site, valorizando cada história compartilhada.

Há quase 8 anos, a revista Mães que Escrevem tem se destacado como uma plataforma importante para o diálogo e a troca de ideias entre mulheres-mães, promovendo debates sobre temas relevantes para uma sociedade mais igualitária e empática.

Há 5 anos, a revista criou o projeto “Saúde Mental das Mães Importa”, que oferece terapia a preço social para suas leitoras, além de contar com especialistas como advogadas, nutricionistas e pedagogas.

Linha editorial

Objetivo Geral:

A revista Mães que Escrevem procura dar voz a mulheres que desejam expressar suas experiências pessoais e coletivas relacionadas à maternidade, à vida cotidiana, e à luta por espaço e reconhecimento. A revista busca ser um espaço de acolhimento, troca e empoderamento.

Público-Alvo:

Mulheres, especialmente mães, que estão em busca de um espaço para compartilhar suas vivências, reflexões e criações literárias, com foco em questões como maternidade, feminismo, identidade feminina, saúde mental, relacionamentos, trabalho e estudos.

 

Temáticas Prioritárias:

Maternidade: Relatos pessoais, desafios e prazeres da maternidade, reflexões sobre a criação de filhos, dilemas emocionais e práticos enfrentados pelas mães.

Autocuidado e Saúde Mental: Encorajar a discussão sobre o Bem-Estar emocional e psicológico das mulheres, incluindo temas como burnout materno, depressão pós-parto e ansiedade.

Empoderamento Feminino: Textos que promovam a valorização da mulher, fortalecendo seu papel social, político e econômico.

Escrita como Ferramenta de Expressão: Artigos que discutam a importância da escrita para o autoconhecimento e como meio de encontrar comunidade e apoio entre mães.

Diversidade de Experiências: Valorização de relatos de mães em contextos sociais, culturais, étnico-raciais e econômicos variados, incluindo mães solo, mães LGBTQIAPN+, mães com deficiência e mães neurodivergentes.

Criatividade e Literatura: Publicação de textos literários, poesias, crônicas, contos e ensaios que explorem o universo da mulher-mãe em suas complexidades.

 

Formato e Tipos de Conteúdo:

Artigos de Opinião: Reflexões sobre temas como maternidade, feminismo e saúde mental.

Relatos Pessoais: Textos autorais de mães que compartilham suas experiências, lutas e descobertas.

Entrevistas: Conversas com mães influentes, especialistas e ativistas.

Literatura: Espaço dedicado à literatura e escrita criativa, com destaque para poesias, contos e crônicas.

Dicas e Recursos: Sugestões práticas sobre autocuidado, bem-estar e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

 

O que oferecemos

Expediente

SÃO PAULO – SP 

ISSN 2965-2596

Editora-chefe e fundadora 

Joice Melo – @jomelo.escritora

contato@maesqueescrevem.com.br

Gestora Administrativa

Leticia Gomes – @gomesslets

administrativo@maesqueescrevem.com.br

Diagramadora 

Jade Coelho – @jade.c.designer

Curadora de textos

Querubina Aurélio – @querubinaaurelio

Revisoras 

Angelica Filha – @angelicaafilha

Stefânia Acioli – @tevejomae 

Gisele Sertão – @afagodemaeoficial  

Periodicidade das publicações 

Quadrimestral

Edições

Vol. 5, Nº 13, 2024
Vol. 4, Nº12, 2023
Vol. 4, N°11, 2023
Vol. 3, Nº 10, 2022
Vol. 3, N.º9, 2022
Vol. 2, N.º8, 2021
Vol. 2, N.º7, 2021
Vol.2, Nº6, 2021
Vol.2 Nº5, 2021
Vol.1 n.º 4, 2020
Vol.1 n.º 3, 2020
Vol. 1 n.º 2, 2020
Vol. 1, Nº1, 2019

Estratégias ODS

Fazemos parte da estratégia ODS, uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda.

Iniciativa de apoio a mães ​

O Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres tem como objetivo facilitar o acesso de mulheres às organizações que promovam alguma iniciativa que as beneficie. Nós da revista Mães que Escrevem somos parte dessa causa.

Só um pouquinho da nossa comunidade