Mulheres-mães protagonistas da própria história

O amor precisa de tempo

Compartilhe esse artigo

Tempo. Leva tempo pra compreender o tempo!

Esse vídeo me fez refletir sobre como os animais respeitam o tempo do outro e, sobretudo, como se colocam em uma posição de camaradagem. Não há um padrão de tempo a ser seguido. Existe a consideração pelo ser que ali se apresenta, que nesse caso é um filhote/criança e, por isso, o mais velho o ampara com respeito, paciência e carinho.

Veja que em nenhum momento ele toca ou empurra o filhotinho. Ele vai mostrando como pode fazer e isso me fez pensar no meu papel de Mãe e nas minhas expectativas que, óbvio, são frustradas por ela ser um bebê de 2 anos e eu uma Mulher de 40.

Especialmente quando ela vai comer, vem o gatilho da limpeza e da ordem. Percebo como tiro dela a oportunidade de aprender, porque ela só vai aprender fazendo. Eu tô melhorando, mas ainda tem um monte de gatilhos.

É claro que tem o lado de ser mãe solo e fazer tudo sozinha. A sobrecarga que me faz por vezes querer pular etapas para que eu trabalhe menos. No entanto, dentro da nossa realidade eu busco dar a ela a liberdade do tempo do amadurecimento dela, porque eu sou a adulta e ela ainda é um bebê.
E quando me coloco a olhar pra ela sem o véu da expectativa irreal de um filhote de 2 anos, eu me sinto mais leve. Percebo que também respeito o meu tempo de aprendizagem sobre ser Mãe e fico feliz.

Você respeita o seu tempo?
Respeita o tempo da sua cria?
Respeita o tempo dos entes queridos?

A gente anda precisando desacelerar pra se conectar com o amor, porque tenho percebido que ele não tem pressa; ele pede qualidade e tempo.


Texto: Dya Ferreira – Instagram: @_vceprioridade.


Revisado por Luiza Gandini.

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário