Mulheres-mães protagonistas da própria história

Criança não gosta de escovar os dentes? Saiba como incentivar essa prática

Criança não gosta de escovar os dentes? Saiba como incentivar essa prática

Compartilhe esse artigo

A prática de higiene bucal deve ser realizada desde cedo, quando ainda crianças. Porém, o ato de escovar os dentes muitas vezes não é realizado por essa faixa etária, o que pode vir a ser um problema mais complicado futuramente.

Por isso, é relevante conhecer algumas maneiras de incentivar as crianças a ter hábitos saudáveis.

Antes de prosseguir, é sempre bom comentar a importância que a prática da saúde bucal tem na vida de todos, já que é algo fundamental para uma melhora na qualidade de vida, além de também influenciar em diversos outros setores do corpo humano.

Leve seu filho a uma clínica odontológica infantil.

Dessa maneira, se você está observando que seu filho não conta com uma higienização bucal constante e eficaz, é hora de você intervir e entrar em seu papel, pois os filhos pegam muitos costumes dos pais, e esse hábito não pode ser descartado, pois é fundamental para uma melhora na saúde odontológica, além de consultas recorrentes a um dentista infantil.

Importância da higiene bucal

Há alguns pontos importantes a serem comentados antes de demonstrar algumas formas de incentivar as crianças a escovar os dentes, visto que é algo muito comum, ainda mais quando os pais não incentivam da melhor maneira.

Porém, deve-se sempre lembrar da importância de uma boa saúde bucal e de um acompanhamento do dentista para criança.

Antes de pensar de um ponto de vista da saúde bucal, é válido lembrar que as pessoas hoje em dia estão se preocupando cada vez mais com sua aparência, o que remete diretamente ao cuidado bucal, pois os dentes e o sorriso funcionam como se fosse um cartão de entradas para outras pessoas, pois é uma das características que mais se repara.

Por isso, a odontologia estética vem cada dia mais sendo utilizada, da mesma forma que o dentista infantil 24 horas, por exemplo, ainda mais em casos de emergência.

Com o avanço da tecnologia, a estética tem se tornado mais visada, pois há diversos procedimentos estéticos que podem ser realizados, que deixam os dentes com aparência natural.

Além disso, falando um pouco mais da questão da saúde oral, a higienização bucal é uma prática que evita diversas doenças que são facilmente adquiridas, ainda mais se você não realizar consultas recorrentes a um dentista.

As doenças mais comuns, decorrentes do acúmulo de bactérias, são:

  • Cáries;
  • Gengivites;
  • Periodontite;
  • Halitose.

Dessa maneira, esse tipo de prática não deve ser feita apenas quando se é criança, mas deve-se começar nessa fase, até mesmo antes, com a consultas realizadas em dentista para bebe, já que os dentes começam a erupcionar desde uma fase muito nova, então todo cuidado sempre será bem vindo.

Como incentivar as crianças a escovar os dentes

Agora que ficou mais claro a importância do cuidado bucal em qualquer fase da vida, é relevante conhecer algumas formas de incentivar as crianças a escovarem os dentes mais constantemente, já que é muito comum vendo elas fazerem isso poucas vezes ao dia, ou até mesmo nenhuma vez, o que é prejudicial para a saúde.

A primeira coisa que se deve dizer, é que a criança aprende muito com os pais, então se a família não demonstra a importância da escovação, é muito possível que a criança não consiga manter o hábito de escovar os dentes, pois elas não conseguem ter o discernimento do que estão fazendo e quais são os impactos negativos de não fazer.

Por isso, desde quando a criança começa a entender como funciona seu corpo, os pais devem explicar o porquê de o ato de escovar os dentes ser tão importante, falando quais são os malefícios que podem acontecer e como evitar que aconteçam.

A ida ao dentista deve ser feita também desde cedo, pois é muito comum verem crianças com problemas de visitarem esse ambiente, pois não estão acostumados, então acabam tendo um pouco de medo quando realizam esse contato.

Levando desde cedo, elas irão entender que não há nada a se preocupar.

Outra maneira também, é transformar a hora da escovação em uma forma mais “divertida”, de maneira mais lúdica.

Crianças perdem a atenção muito fácil, então se você fizer de uma maneira que prenda a atenção delas, elas facilmente passarão a fazer com mais constância. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário