Mulheres-mães protagonistas da própria história

Casamento depois dos filhos: Quem está na chuva é pra se molhar

Casamento depois dos filhos: Quem está na chuva é pra se molhar

Compartilhe esse artigo

O casamento por si só não é nada fácil, afinal, são duas pessoas diferentes aprendendo a conviver sob o mesmo teto. E com a chegada de um bebê muita coisa muda, pois ele passa a ser a prioridade do casal. Em alguns casos todo o projeto de vida individual de ambos, ou em grande parte da mulher, pode ser adiado, ou muitas vezes impedido. É preciso cuidado de ambas as partes para que o matrimônio não seja estremecido após essas mudanças, que são inevitáveis. O casal vai precisar lidar com essa nova dinâmica familiar, com novos papéis e atribuições. Além de marido e mulher, precisam aprender a ser mãe e pai.

A vida tranquila e estável a dois é substituída por noites mal dormidas, inseguranças, cobranças e questionamentos de ambos se estão fazendo a coisa certa. Fora o tempo de qualidade do casal, que inevitavelmente fica escasso. 

Muitos casais acabam se divorciando após o nascimento dos filhos. Longe de mim dizer que filho seja motivos de divórcio, porém todo esse desgaste emocional, somados à desistência do relacionamento de um dos companheiros ou de ambos, tende a ser decisivo para esse desfecho nada feliz. Mesmo que alguns casais estejam convictos dessa decisão, uma separação com filhos deixa muitas feridas difíceis de serem cicatrizadas para toda a família.

Não há uma fórmula de sucesso para o casamento perfeito, com ou sem filhos, mas acredito que são nas adversidades que muitas vezes o amor se fortalece. Criar um filho, e todas as dificuldades que envolvem essa missão, exige muita parceria, cumplicidade e diálogo do casal. Infelizmente, muitos casais não conseguem lidar com essas circunstâncias. Estabelecer essa parceria é extremamente necessária para que não haja essa ruptura. 

O amor é alimentado com esforço diário, aprendendo a perdoar, cuidar e respeitar um ao outro. O que antes se curtia a dois, passa-se a ser aproveitado a três ou mais com a chegada dos filhos. Haverá dias de luta sim, mas eles farão valer mais ainda os dias de glória. Para que vejam o arco-íris é preciso passarem pela chuva, e, como diz o ditado, “quem está na chuva é pra se molhar”, não é mesmo?


Este texto foi revisado por Luiza Gandini.

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário