Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Quantos anos duram a infância? 12? 13?

Não acho que eles passem rápido porque realmente os dias com crianças são intensos.
O choro pode durar 2 minutos, mas parecem horas. O exercício de paciência é integral. As noites sem dormir fazem falta. E ainda tem toda dedicação para que eles comam bem, gostem de estudar, saibam dividir, se sintam seguros, tenham empatia e por aí vai.

Por outro lado, 12 anos é tão pouco tempo perante uma vida de 80 ou 90 anos. A infância é um pedaço tão curto e tão importante.

A Alice ama “balão que fica no alto”. Ela tem um fascínio, uma admiração e um apego impressionantes por esses balões.
E quando tem um, vive intensamente a companhia dele. No alto da experiência dos 3 anos, ela sabe que a bexiga durará uns 4 ou 5 dias apenas.
E por isso passa as 24h ao lado da bexiga! Ela toma banho com a bexiga presa na tranca da porta, dorme com a bexiga amarrada à cama.

Esse balão já foi com a gente ao supermercado, à padaria, ao parquinho do prédio, ao passeio no sítio.

E quando fomos ao picnic, expliquei os riscos da bexiga sair voando. Só assim ela concordou em deixá-la no carro.

Pode parecer estranho, mas a relação que a Alice tem com a bexiga me lembra um pouco a minha relação com essa soma de anos que chamamos de infância.
A Alice sabe que em pouco dias a bexiga murchará. Eu sei que em poucos anos voltarei a dormir a noite toda, tomarei longos banhos no silêncio e jantarei calmamente comida quente.

Claro que muitas vezes eu também “deixo a bexiga no carro” e saio sozinha com meu marido pra viajar, respirar, namorar. E com as amigas para conversar.
Mas o que me faz realmente ter paciência quando a mesa está um caos, quando ela briga por um brinquedo ou acorda à noite com pesadelo é pensar: É por tão pouco tempo!

Esse gás hélio logo abaixa, esses anos logo passam, não tem como lutar contra o que é efêmero. Por isso que sempre dou ouvidos quando meu cérebro e coração repetem: respira, isso passa.

Autora: Patricia Gomes. Insta: @pategomes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui