Sobre o Concurso Escrevivências maternas

O Concurso Escrevivências Maternas tem como objetivo incentivar mulheres mães e gestantes a compartilharem suas vivências, desafios e alegrias da maternidade através da escrita, utilizando a técnica da escrevivência (conceito de Conceição Evaristo), que valoriza narrativas pessoais e coletivas com linguagem afetiva e identitária. Logo abaixo, você encontra as informações das edições passadas.

Ayo Ogunseinde UzSPiVmnkAA Unsplash
Eye For Ebony ZQQ6Y5 RtHE Unsplash 1024x768


Objetivo do Concurso Escrevivências maternas e principais regras de participação

Incentivar mães e gestantes a compartilhar suas vivências da maternidade através da escrita, usando a técnica da escrevivência.

Somente mães e gestantes podem participar
Textos em prosa, desabafos e crônicas. Poesias não são aceitas.
Mulheres negras, indígenas e PCD têm isenção mediante termo de autodeclaração.
O valor da taxa de participação é de R$ 15,00 (para cobrir custos de organização e premiação em dinheiro).

Como surgiu o termo “Escrevivência”?

“É uma longa história. Se eu for pensar bem a genealogia do termo, vou para 1994, quando estava ainda fazendo a minha pesquisa de mestrado na PUC. Era um jogo que eu fazia entre a palavra “escrever” e “viver”, “se ver” e culmina com a palavra “escrevivência”. Fica bem um termo histórico. Na verdade, quando eu penso em escrevivência, penso também em um histórico que está fundamentado na fala de mulheres negras escravizadas que tinham de contar suas histórias para a casa-grande. E a escrevivência, não, a escrevivência é um caminho inverso, é um caminho que borra essa imagem do passado, porque é um caminho já trilhado por uma autoria negra, de mulheres principalmente. Isso não impede que outras pessoas também, de outras realidades, de outros grupos sociais e de outros campos para além da literatura experimentem a escrevivência. Mas ele é muito fundamentado nessa autoria de mulheres negras, que já são donas da escrita, borrando essa imagem do passado, das africanas que tinham de contar a história para ninar os da casa-grande.”

Profª Drª Conceição Evaristo.

Conceicao Evaristo Foto Lucas Seixas.Folhapress 3

escrevivências maternas

Nossa primeira coletânea


Nascida do nosso concurso literário anual, esta antologia reúne o melhor da escrita de centenas de mães, transformando o relato pessoal em um poderoso ato de resistência e visibilidade. Utilizamos a escrita como ferramenta de identidade e conexão, criando um registro cultural que celebra a diversidade, o autocuidado e o empoderamento feminino. Cada página é um testemunho que reafirma o valor da voz da mulher-mãe na sociedade.

capa escrevivências maternas4
contracapa livro escrevivências maternas
Rolar para cima
0

Subtotal