Tempo de leitura: 4 minuto(s)

Essa época do ano é osso. Está todo mundo cansado, o trânsito fica horrível e as crias estão de férias. 

Se você é mãe, você está exausta. Olhar pra si com cuidado e afeto parece um desafio frente a tantas demandas com os filhos, o trabalho, a casa, o parceiro (a). Estamos tão preocupadas em cuidar do outro que, às vezes, nos esquecemos de olhar no espelho e enxergar nossas necessidades. 

E aí, você pode estar passando por uma dessas situações: 1- Contando os dias para aquela viagem na praia que talvez você nem descanse porque as crianças não dão sossego. 2- Ou está sem dinheiro e sabe que vai ter que ficar em casa inventando mil atividades com os pequenos.

Eu já passei por essas duas situações muitas vezes. E posso afirmar: nessas horas, a gente pensa pouco em si. Mas não pode ser assim. As mídias falaram muito esse ano em #AUTOCUIDADO. O “self-care” não é apenas um tema da moda, longe da realidade das mães. Reservar um tempo pra VOCÊ faz uma baita diferença na saúde mental, emocional e física. 

Aqui vão 5 dicas para colocar seu #AUTOCUIDADO em prática já! 

1) Mantenha sua saúde emocional

 A manutenção da saúde emocional é um tipo de autocuidado. Sabe aquele seu parente chato que fica dando palpite sobre o que você deve fazer nas festas de fim de ano? Ignore. Ter autocuidado significa não deixar que a vontade alheia defina sua vida. Seja generosa com você mesma. Não se submeta a lugares, pessoas e situações que não façam bem ao seu emocional. Jogue fora relações, hábitos e coisas que não servem mais. Você vai começar 2020 com leveza.

2) Atividade física 

Está comprovado. Não tem remédio melhor para a depressão do que se mexer: caminhe, nade, dance, faça yôga. Mas pratique algo que você realmente goste. Ou corre o risco de desistir por sentir que o exercício é mais uma obrigação. Se movimente, a vida é movimento! 

3) Alimentação saudável

Muita gente ainda torce o nariz quando o assunto é alimentação saudável. Mas o que comemos tem relação direta com nossos hormônios, nosso bem-estar e nossas emoções. Deixe os industrializados de lado. Separe um tempo para preparar aquela comida caseira que você adora. Coloque uma música, abra um vinho e curta o momento.  

4) Beba água

Parece bobo dar essa dica, mas muita gente se esquece de beber água sim! Hidrate seu corpo e seu organismo vai funcionar melhor. Sua pele vai agradecer. Já está comprovado que o intestino é o nosso segundo cérebro e o bom funcionamento desse órgão está diretamente ligado a quantidade de água que bebemos por dia.     

5) Pratique o ócio criativo

Nossa sociedade capitalista nos obriga a ocupar a mente e produzir o tempo todo. Só é bem-sucedido quem trabalha muito e o ócio é visto como algo de gente preguiçosa e acomodada. Mas é na pausa que surgem as ideias. É a pausa que fortalece os vínculos com os filhos, a família, os amigos. Dê esse tempo para você. Pode ser uma tarde num café com uma amiga, uma manhã preguiçosa em casa com as crianças. Escreva, leia, durma, faça um day spa em casa. Ou não faça nada!    

Um estudo levantado pela jornalista Laura Vanderkam, que ajuda mulheres a administrar melhor o tempo e equilibrar carreira, filhos e casa, constatou que a melhor forma de praticar autocuidado é fazer coisas que você realmente tenha vontade de fazer. Aproveite seu tempo com você! E bom início de ciclo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui