Mulheres-mães protagonistas da própria história

Coronavírus pode ser mais perigoso para gestantes ou para os fetos?

Coronavírus pode ser mais perigoso para gestantes ou para os fetos?

Compartilhe esse artigo

Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, diz que as grávidas devem evitar viagens para locais com possível contaminação pelo vírus porque estão naturalmente imunodeprimidas 

O medo da contaminação pelo coronavírus chegou ao consultório da obstetra Mariana Rosario, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein e pesquisadora da Faculdade de Medicina do ABC. “Estou recebendo inúmeras mensagens de pacientes grávidas com bastante medo”, diz a médica.

Segundo ela, as gestantes são, naturalmente imunodeprimidas, pela própria condição da gravidez. “Trata-se de um período em que o organismo fica propenso a adquirir doenças virais e bacteriológicas com mais facilidade e também não consegue combatê-las adequadamente. Como as gestantes não podem ser tratadas com medicamentos comuns, porque a maioria deles não foi testada nesta população, é difícil tratar algumas doenças sem causar mal ao bebê. Então, o melhor conselho é evitar a contaminação”, alerta a médica.

Segundo ela, viajar para locais propensos à epidemia é um risco para qualquer pessoa – mas, potencializado a quem está grávida. “Também é preciso evitar contato com casos suspeitos e usar máscara, caso se trabalhe em contato com doentes”, diz ela.

Em relação ao feto, não existem evidências de que o vírus causaria alguma malformação nele. “Mas, é importante que a mãe seja protegida, porque o vírus é transmitido ao bebê pela placenta. Já existe um caso comprovado de que o bebê nasceu com a doença, após ela ser transmitida pela mãe no finzinho da gestação a ele”, diz a médica.

Também não vale se automedicar, nem com suplementos vitamínicos. “A gestante só pode consumir suplementos e medicamentos sob restrita orientação médica, porque podem ter problemas graves”, aconselha. E, em casos de suspeita de qualquer doença ou contaminação, é imprescindível procurar um serviço de saúde, imediatamente.


Autora: Drª. Mariana Rosario – Ginecologista, Obstetra e Mastologista. CRM- SP: 127087. RQE Masto: 42874. RQE GO: 71979. Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira, e estágio em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália, um dos mais renomados do mundo.

Compartilhe esse artigo

Leitura relacionada

Últimos Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *