Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Quem é responsável por uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), sabe das dificuldades que é inserir a criança numa sociedade que está despreparada e, muitas vezes,  acaba destilando preconceitos por falta de informação.

Criança gosta de brincar, se familiarizar com outras e quem tem filho com TEA acaba não tendo a oportunidade de inserir seus filhos nessa sociedade que sequer conhece o transtorno e não dá condições de inserção.

A Sessão azul é uma organização que faz adaptação de atividades para pessoas com TEA, TDAH, Transtornos, Deficiências físicas, agregrando crianças e seus familiares, em um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema e fazer atividades.

Segundo a organização, “Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que familiares deixavam de ter um maior convívio social por receio ou, em algumas circunstâncias, até mesmo vergonha da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis. Algumas delas, como ir ao shopping, restaurantes, festas ou ao cinema, aparentemente tranquilas para quem não sofre de TEA, podem ser bastante incômodas para os autistas.”

O que eles fazem?

“A proposta básica é a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias, de forma que funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema. Mas não se trata apenas disso. O objetivo principal é que as sessões de cinema funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento.”

Como funciona?

No site, o pessoal da Sessão Azul, cria enquetes com filmes que estão em cartaz, os mais votados são transmitidos com as seguintes características: A luz ficará acesa, o som mais baixo haverá equipe terapêutica para orientar os pais sobre a adaptação das crianças para o ambiente do cinema.

As programações são feitas em todo o território nacional!

Veja:

Para ver a programação completa e acompanhar as enquetes, clique AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui