Tempo de leitura: 3 minuto(s)

Separei 10 livros infantis que tratam diversidade, gênero, raça e cultura super importantes para nossos filhos e nós também, claro, afinal, nunca é tarde para aprendermos sobre respeito.

Confira aqui a lista. Tem algum que você já leu e acha legal indicar? Compartilhe com a gente.

1) Tudo bem ser diferente

Tudo bem ser diferente, de Todd Parr, trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiência física, preconceito racial, entre outros.

2) Menina Bonita do Laço de Fita

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, trabalha a diversidade e o preconceito, além da autoestima.

3) O Cabelo de Lelê

O Cabelo de Lelê, por Valéria Belém, trata da história de uma menina que não gostava das suas madeixas crespas. Ela as puxava, esticava, tentando entender o motivo dos fios serem tão encaracolados.

4) Olívia tem dois papais

Olívia tem dois papais, de Márcia Leite, conta a história de uma menina que tem dois pais. A pequena fica intrigada porque não sabe quem vai ensiná-la a utilizar salto alto e maquiagem se eles não moram com nenhuma mulher.

5) Minha família é colorida

Minha família é colorida, de Georgina Martins, trata sobre as diferentes etinias dentro da família de Angelo que tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados, uma avó negra.

6) Descobrindo o Xingu

Descobrindo o Xingu, de Marco Hailer, revela vários aspectos de cada um dos povos do Xingu e os hábitos de cada aldeia.

7) Aldeias, Palavras e Mundos Indígenas

Aldeias, Palavras e Mundos Indígenas, de Valéria Macedo, fala sobre quatro povos e seus costumes: Yano, ejcre, une, oo. Neste livro o leitor é convidado a conhecer um pouco da vida e dos costumes desses grupos: onde moram, como se enfeitam, suas festas, sua língua.

8) Kunumi Guarani

Kunumi Guarani, de Wera Jeguaka Mirim, conta a história de um menino guarani. Neste livro, ele conta onde fica a aldeia em que mora, como é a sua casa, as brincadeiras preferidas e como é o seu dia a dia. Prepare-se para conhecer a vida de uma criança indígena e a riqueza de seu povo.

9) Menina Não Entra

Menina Não Entra, de Telma Guimarães, fala sobre um grupo de garotos que vão jogar futebol e não aceitam a amiguinha deles, mas ela mostra que sabe jogar muito bem essa partida.

10) Olivia não quer ser princesa

Olivia nao quer ser princesa, de Ian Falconer, conta a história da porquinha que não queria ser princesa. Todas as suas amigas só querem saber de ser princesa, com vestido cor-de-rosa e varinha de condão. Olivia se pergunta: por que é que todo mundo tem de pensar do mesmo jeito, vestir as mesmas roupas, sonhar os mesmos sonhos? Ela queria ser diferente. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui